quinta-feira, 8 de setembro de 2011

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Papel e caneta na mão

(03/09)
A dinâmica de hoje envolveu muitos dos resultados das encenações do último encontro. Aprofundamos as ideias dos personagens que vocês criaram paras as cenas, encarando os mínimos detalhes que completam cada um dos personagens.
Hoje, também foi dia de transformar em texto as ideias e cenas que vieram do último encontro, somadas às outras ideias que vieram nos 15 dias que ficamos sem a oficina... O espetáculo já sabe como começar!!!

Lixo... Água... Poluição... Violência urbana... Respeito com lugar público... Preconceito...

Esses são os trabalhos do Hércules contemporâneo. Ou seriam OS Hércules???
Estamos saindo do lugar comum... No mundo de hoje, os heróis somos nós, e precisamos unir forças pra fazer a mudança.

Projeção e encenação estão muito fortes no enredo, e a ideia de usarmos um bombardeamento de imagens que venham da Grécia Antiga até 2011 está decidido. Podemos colher imagens na internet da Grécia antiga, Roma antiga, Idade Média, Renascimento, século XVIII, século XIX, até os mais diversos vídeos dos eventos marcantes do século XX até hoje. O grupo no Facebook é um bom reservatórios dessas imagens e vídeos.


Cada um fez suas próprias anotações das ideias que foram lançadas na mesa. Guardem bem essa folha, pois ela será o seu baú de ideias da apresentação! Vá anotando ideias durante a semana e não se esqueça de trazer no próximo encontro, dia 17/09!

E pra não perder o costume, o diário de bordo tem algumas perguntas pra você! Vá até ele, descubra quais são as perguntas e responda.

Dessa ideia, me ocorreu um vídeo da cantora Madonna, chamado "Ray of Light" (1999), que mostra a vida frenética da cidade - veja aqui.

O Plácido ainda citou o filme "Koyaanisqatsi" (EUA, 1983) que possui imagens lindas e muito fortes da vida nesse planeta, em vários lugares. É o primeiro de uma trilogia que se fechou em 2002, veja os trailers:





terça-feira, 6 de setembro de 2011

Em cena!

(20/08)
O 8º encontro já entrou na realidade performática/teatral que acontecerá em dezembro.
Mais dinâmicas para aquecer o corpo, e uma especialmente para fortalecer a confiança dentro do grupo: todos fazem um círculo e escolhem uma pessoa para ir ao centro do círculo, fechando os olhos, soltando o corpo e confiando que as pessoas do grupo sustentarão seu peso. Foi ótimo, não foi?



Em seguida, foi hora de mostrar as ideias que vieram com toda a conversa do encontro anterior. Em cena, o pessoal se esforçou pra passar uma mensagem sem a possibilidade da fala! E todo mundo trouxe questões ainda mais intensas sobre a vida, principalmente na cidade, hoje em dia. As limitações e o improviso só ajudaram nos resultados das encenações, e deu pra sentir que a oficina está fazendo diferença pra vocês... Podem acreditar!

Pra terminar: e aí, qual é a nossa história? Vocês disseram, e a gente registrou tudo. Está nascendo um espetáculo!!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Encontro 7 - O retorno

(06/08)
E estamos de volta com a oficina de performance teatral no CPJE!
Os exercícios corporais foram retomados, como no último encontro antes das férias. A ideia, daqui pra frente, é soltar o corpo, largar a timidez e mergulhar nos exercícios e cenas como são pedidos! E você acha que nós, educadores, vamos conseguir fazer isso sozinhos?

A sua consciência e vontade são os primeiros materiais de trabalho para as dinâmicas de preparação. No teatro, é trabalhado tanto o nosso lado mais particular - aquele que a gente não conta pra ninguém -, até a consciência de que todos os envolvidos na apresentação são um corpo só e precisamos estar atentos a cada um deles, tanto no palco como nos bastidores.

Nessa volta aos encontros, também aprofundamos a conversa em torno da história e do roteiro da apresentação final. Levamos uns vídeos para instigar uma conversinha:





Esse filme foi citado por vocês durante a conversa:



O que esses vídeos tem a ver com a nossa peça?
Quais são os personagens da propaganda de margarina? E da propaganda de carro?
Você gosta de Harry Potter? Por quê?

Essas foram algumas das perguntas que surgiram durante a nossa conversa, que foi muito legal e bem densa, com assuntos muito sérios - consumismo, preconceito etc. Fica o convite para aqueles que perderam a conversa pensarem nas questões acima, pois a consciência socioambiental parece estar bem presente no rumo da apresentação...