"Já foi! O segundo encontro do 20VER foi nesse último dia de abril, 30.
Dessa vez, entramos um pouco mais na história dos 12 trabalhos de Hércules com a ajuda daqueles dois filmes recomendados em uma postagem do nosso blog, que vc pode ver aqui.
As cenas escolhidas foram tarefas realizadas pelos protagonistas de cada fita, assim como as que Hércules executou no mito. Com Asterix e Obelix, vemos um trabalho que foi além dos limites da junção de inteligência e força dos personagens: BUROCRACIA. E se vc não sabia o que era, não teve dúvidas depois que o Plácido falou do Poupa Tempo, não é? Veja um trecho da Permissão A38 de "Os doze trabalhos de Asterix" aqui. Outra visão do mito foi percebida no filme "Os 12 trabalhos". A história acontece aqui em São Paulo, com um jovem enfrentando outras tarefas bem diferentes do que vemos LITERALMENTE no mito de Hércules.
No Mundo Antigo, os mitos e fábulas tinham função de passar algum valor para o povo - a famosa "moral da história". DOIS MIL ANOS depois, algumas coisinhas mudaram e matar leões, hidras e domar cães guardiões estão mais para a saga Harry Potter do que para a nossa vida cheia de tarefas! E a arte dá um chacoalhão no nosso conhecimento, recontando histórias ou reinventando, para que façam mais sentido para mais pessoas. No caso dos filmes que vimos, fica evidente essa transformação que a arte possibilita.
Filho de um deus com uma mulher mortal, nasceu Hércules, um semideus. Uma força sobrenatural foi se revelando nesse menino, que cresceu e aperfeiçoou essa virtude. Seu poder deu oportunidade para que o quisessem no Olimpo, mas para se tornar um imortal, deveria cumprir algumas tarefas que provassem a sabedoria de sua força.
O desafio é que vocês repensem em tudo o que sabem sobre ser um herói, sobre Hércules, sobre os filmes que (re)contaram essa história e como adaptariam isso a vida de vocês, ao mundo em que estamos vivendo agora mesmo. Em 2011: O que seria um semideus? O que seria um leão invencível? O que seria um dragão com cabeças multiplicáveis? O que seria um cão guardião??
Suas ideias são benvindas no blog, é só comentar o post. Não esqueça de passar suas ideias pro diário de bordo! Lembrando: gostaríamos de ver a participação de todos, contando como foram os encontros que já passaram, e das ideias que estão vindo sobre a peça. O diário fica com uma ou duas pessoas por dia, e quem tiver alguma ideia longe dele, passa em qualquer papel e cola ou reescreve no diário. Textos, desenhos, colagens... dê forma para suas ideias nas páginas do caderno!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário